sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Alquimia

Aristóteles, filósofo grego, propôs uma ideia sobre a composição da matéria. Para ele, a matéria seria composta por um elemento celeste primordial, que denominou éter, constituído por quatro elementos fundamentais - água, fogo, terra e ar, úmido, quente, seco e frio, respectivamente. A ideia de Aristóteles prevaleceu por muito tempo.


Na China, pensava-se em cinco elementos: metal, madeira, água, ar, fogo, terra. Na Índia, eram considerados nove: água, ar, terra, fogo, éter, tempo, espaço, alma e sensações.
No início da Era Cristã, surgiu a alquimia, com base na escola de Alexandria. Tratava-se de um conjunto de práticas e conhecimentos empíricos profundamente impregnados de alegorias, segredos, superstições e magia. Os alquimistas eram os mestres de uma tradição hermética e acreditavam que forças naturais, quando corretamente invocadas, influenciavam nas transformações da matéria.

Os alquimistas se ocupavam em encontrar o Elixir da Longa Vida (uma substância capaz de curar todas as doenças e de conferir vida eterna ao ser humano) e um método para transformar metais, como estanho, chumbo, cobre, mercúrio em ouro, o mais perfeito dos materiais, que ocorreria com a utilização do elemento agente transmutador conhecido como Pedra Filosofal.


Os alquimistas eram "patrocinados" pelos nobres, e eram deles que retiravam o recurso necessário para as práticas mágicas da época.
Saint Germain descobriu a pedra filosofal e não envelheceu depois dos 30 anos, e dava pedras preciosas como presente para as pessoas.

A bruxaria é uma forma de Alquimia Interior. No nível mundano, a Alquimia acontece o tempo todo. Se estamos tristes e subitamente vemos ou ouvimos algo que nos faz sorrir e sentir alegria, isso é Alquimia. Alguma coisa mudou. Se, ao começarmos a praticar a Alquimia, pudermos realizar mudanças aparentemente simples no nosso estado emocional, será porque estamos no caminho certo. O que deve ser evitado é uma mudança radical e súbita, que geralmente indica um sério desiquilíbrio.

Produção da Pedra Filosofal

Existiam quatro estados da matéria para a obtenção da Pedra Filosofal. Nesses estágios, a matéria vai mudando de cor: uma massa enegrecida passa para a esbranquiçada, depois amarelada e, por fim, avermelhada. A observação dessas cores era muito importante para saber se sua obra estava evoluindo de maneira correta.

Quadratura do círculo: um glifo alquímico relacionado com a Pedra Filosofal.
  1. Nigredo (escuro, do latim): todos os ingredientes tinham de ser preparados até virarem uma matéria preta, por meio do calor ou do fogo;
  2. Albado (branco, do latim): estágio em que a substância é purificada;
  3. Citrinitas (amarelo, do latim): estágio em que a substância é despertada e se opera a transmutação dos metais;
  4. Rubedo (vermelho, do latim): estágio final em que se produz a pedra filosofal.
Elementos e Símbolos

Tabela alquímica de Basil Valentine, 1670 a.C.
  • As Três Bases
Enxofre, o princípio vital, anônimo e inconsciente:
Mercúrio, a alma e a consciência:
Sal, o corpo, o sólido, a matéria em seu sentido próprio:
  • Os Quatro Elementos
Fogo, quente e seco:
Água, fria e úmida:
Ar, quente e úmido:
Terra, fria e seca:
  • Os Sete Metais Planetários
Ouro representado como o Sol ☉ ou ☼ ou 
Prata representada como a Lua 
Cobre representado como Vênus ♀ ou 
Ferro representado como Marte 
Estanho representado como Júpiter
Mercúrio representado como Mercúrio
Chumbo representado como Saturno 

Os planetas Urano, Netuno e o planeta anão Plutão foram descobertos recentemente e não fazem parte de símbolos alquímicos tradicionais. Alguns alquimistas modernos consideram apropriados os símbolos destes planetas para representar os metais radioativos urânio, neptúnio e plutônio.
  • Elementos Comuns
Antimônio 
Arsênio
Bismuto
Magnésio ⊛
Platina ☾ ou ☉
Rocha
Enxofre  ou
  • Componentes alquímicos
Cinábrio
  • Os 12 Processos Alquímicos Básicos // Metais dos Signos Zodiacais
Os 12 processos alquímicos básicos se consideram a base dos processos químicos modernos. Cada um desses processos são representados por um dos 12 signos zodiacais.

Decomposição mediante calcinação (Aries )
Decomposição mediante incineração (Leão )
Decomposição mediante putrefação (Capricórnio )
Modificação mediante congelação (Touro )
Modificação mediante fixação (Gêmeos )
Modificação mediante criação (Sagitário )
Separação mediante destilação (Virgem )
Separação mediante sublimação (Libra
Separação mediante filtração (Escorpião )
União mediante dissolução (Câncer )
União mediante multiplicação (Aquário )
União mediante de projeção (Peixes )

0 comentários:

Postar um comentário