quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Neith

Na mitologia egípcia, Neith (também denominada de Nit, Net e Neit) é a deusa da guerra e da caça, criadora de Deuses e homens, divindade funerária e deusa inventora.
Neith, também chamada Tehenut, é uma antiga Deusa egípcia, na qual tinha forma de escaravelho, depois foi deusa da guerra, da caça e deusa inventora. Platão afirmou que em Saís, Atena fundia-se com Neith, pelos atributos da guerra e da tecelagem, e tinham um mesmo animal simbólico, a coruja.
Em seu aspecto funerário, é a Deusa protetora dos mortos: quem inventou o tecido (se converte em patrona dos tecedores) que oferece tanto às vendas, quanto o sudário aos mortos.

Sua representação é uma mulher feito pelo padre com coroa vermelha do Baixo Egito, com arco e duas flechas. Também foi representada como coruja, escaravelho, abelha, vaca, peixe, com cabeça de leoa, e às vezes dando de mamar a um crocodilo (Sobek).


Neith é a Mãe dos Deuses, "aquela que abre os caminhos".

FESTIVAL DE NEITH - 22 DE OUTUBRO: Neste dia acenda em seu ambiente de trabalho três velas coloridas (claras). Neith dissipará os obstáculos e abrirá os caminhos de uma nova e bem sucedida etapa de sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário