Era costume para manter uma espécie de confessionário sobre pacientes para determinar um curso de ação apropriado, a fim de curá-los.
... Bondade, honestidade, moralidade, qualidades morais, procedimento correto ou adequado, a excelência, bem-estar, prosperidade, bem-estar, benefício, verdadeira condição ou natureza, dever; moral, montagem, bom, justo, direito, na posição vertical, apenas, virtuoso, justo, benéfico, bem sucedido, de modo perfeito, precisa, correta, aliviou, aliviado; deve, deve, deve, necessário.
Ponopono é definido como "colocar a direitos; para colocar em ordem ou forma, correta, revisar, ajustar, alterar, regular, organizar, corrigir, arrumar, fazer ordenada ou puro".
Embora a palavra ho'oponopono não foi utilizada, os historiadores havaianos documentaram uma crença de que a doença era causada por quebrar leis espirituais, e que a doença não pode ser curada até o sofredor aconciliar esta transgressão, muitas vezes com a ajuda de um padre. O perdão foi pedido dos deuses ou da pessoa com quem havia uma disputa.
Ho'oponopono também é uma prática de membros da família grande que se dispunham a "fazer direito" as relações familiares. Algumas famílias se reuniam diariamente ou semanalmente, para evitar problemas de erupção. Outros se reuniam quando uma pessoa ficava doente, acreditando que a doença foi causada pelo estresse de raiva, culpa, recriminações e falta de perdão. Era comum quando qualquer uma das crianças na sua família adoece, alguns dos membros da família perguntar "o que você fez?" e eles acreditavam que a cura só poderia vir com o perdão completo de toda a família.
Ho ' oponopono corrige, restaura e mantém boas relações entre os membros da família e com seus deuses ou Deus por chegar às causas e fontes de problemas. Normalmente, o membro mais velho da família deve realizá-lo. Ele ou ela reúne a família unida.
O processo começa com a oração. Uma declaração do problema é feita, e da transgressão discutido. Os membros da família esperam para trabalhar os problemas através da cooperação, não "agarrar-se à culpa". Um ou mais períodos de silêncio pode ser tomado para a reflexão sobre o emaranhado de emoções e lesões. Os sentimentos de todos são reconhecidos. Em seguida, a confissão, o arrependimento e o perdão têm lugar. Os membros se soltam, deixando-os ir. Eles cortam o passado, e juntos eles fecham o evento com uma festa cerimonial, que muitas vezes inclui comer comidas simbólica da libertação.
A conclusão do ho'oponopono é representado por dar a pessoa perdoada uma guirlanda feita a partir do fruto da árvore hala.